Redação

Redação

06/02/2023

Se chegou a hora de procurar saber mais sobre moradia estudantil, significa que você acaba de dar início a uma nova fase da sua vida.

Empolgantes para alguns, assustadoras para outros, a verdade é que as mudanças – de vida, de casa, entre outras – são caixinhas de surpresas. Porém, algumas decisões acertadas podem fazer com que o processo seja muito mais tranquilo do que imaginamos.

Neste post você vai aprender a identificar quais são as opções quando falamos de moradia estudantil e, principalmente, quais são os bairros mais indicados a depender da faculdade em Porto Alegre que você escolheu estudar. Vamos nessa?

 

Moradia estudantil em Porto Alegre - Auxiliadora Predial

 

Panorama do ensino superior no Brasil

Antes de falar sobre a realidade dos estudantes nessa fase de novidades e incertezas, que tal conhecer um pouco mais do universo estudantil do país?

Conforme o Censo da Educação Superior 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil contava com 8.986.554 alunos matriculados em cursos do ensino superior até o ano passado.

Além disso, de todos os estudantes identificados, 76,9% estavam inscritos em instituições privadas de ensino. Nesse sentido, ao todo, foram 22,6 milhões de vagas em cursos de graduação oferecidas em todas as redes – destas, 21.859.441 vagas eram da rede privada.

Já se tratando de volume de faculdades e de cursos disponibilizados, os números também impressionam. Até 2021 o Brasil contava com 2.574 instituições de ensino superior, sendo 76,9% faculdades.

Quanto à oferta de cursos, são mais de 43 mil cursos de graduação disponíveis em todo o Brasil. Ainda, no comparativo de vagas oferecidas X vagas ocupadas, os cursos de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária ocupam o Top 3 dos mais procurados.

 

Leia também:

Moradia estudantil: conheça os 4 principais tipos

Como faço para solicitar a ligação da energia no imóvel de aluguel?

Garantia de aluguel: entenda como alugar na Auxiliadora Predial

 

Moradia estudantil: o que é e como funciona?

Vamos, então, a um dos grandes desafios da vida acadêmica. Você foi aprovado (a) no vestibular ou ainda está tentando ingressar em um curso de graduação.

É claro que neste cenário de estudos também temos os interessados na pós-graduação, em um mestrado ou em um doutorado, por exemplo. Mas há de se concordar que quando esses desafios chegam logo no início da vida adulta tudo fica um pouco mais complexo.

Para os estudantes que vão iniciar uma faculdade, muitas vezes, continuar morando na casa da família já não é mais uma opção. Seja por questões de localização e proximidade com o campus de estudo, ou até mesmo por independência, é nessa fase que o “morar sozinho” deixa de ser uma possibilidade para se tornar uma realidade.

Em outras palavras, é chegada a hora de fazer as malas, traçar objetivos e novos planos, e começar a viver em um novo lugar, de preferência próximo da universidade, enquanto você divide o seu dia entre estudar, trabalhar e relaxar.

A hora de recorrer a uma moradia estudantil costuma chegar para a maioria dos jovens, muitas vezes logo cedo, aos 18 anos, e, para outros, até mesmo por volta dos 25 anos de idade. Afinal, nunca é tarde para aprender, não é mesmo?!

Nesse sentido, morar perto da faculdade é uma alternativa para quem antes morava em outra cidade – e até mesmo estado – e, também, para quem está na mesma cidade da instituição, mas se encontra distante de um bairro para o outro.

 

Moradia estudantil próxima de faculdades em Porto Alegre

 

Opções de moradia estudantil

Portanto, a solução para quem mora longe da sua nova instituição de ensino, é a moradia estudantil, desbloqueando de vez uma nova fase cheia de descobertas e independência.

De forma geral, existem três opções para moradia estudantil que costumam ser as mais procuradas pelos universitários:

  • República
  • Pensão estudantil
  • Imóveis para morar sozinho

 

Na primeira opção, a república estudantil, o estudante mora em formato compartilhado em uma casa ou apartamento com, geralmente, colegas da mesma faculdade. As contas são divididas, mas a falta de privacidade acaba sendo um problema.

Na segunda opção, a pensão estudantil, apesar de também compartilhada com outras pessoas – desta vez, de forma mais aleatória, sem ser necessariamente colegas de faculdade -, essa moradia estudantil costuma ser administrada por um proprietário que mora ou não no local.

Em uma pensão estudantil os quartos podem ser individuais ou compartilhados com um número menor de pessoas do que no caso das repúblicas. Os pontos complexos aqui são os custos, que costumam ser mais altos já que os espaços são mobiliados, e os fatores de administração, além das regras de convivência, que costumam ser rígidas.

Já a terceira opção é uma das mais comuns: morar sozinho. Seja em casa, apartamento tradicional, loft, studio ou JK, são muitas as configurações de um novo lar para quem vai alugar ou comprar um imóvel para viver só.

Nesse sentido, vale a pena avaliar se você prefere optar por uma moradia estudantil mais independente e tranquila. Vamos verificar alguns pontos?

 

Morar sozinho (a) vale a pena?

Pode ser que essa pergunta percorra, com frequência, os pensamentos de universitários e universitárias que estão com as malas prontas para passar a viver mais perto da sua faculdade.

Sair da casa da família, motivação muito comum nessa fase da vida, pode representar um momento de medos, incertezas e desafios. Desafiador, aliás, certamente será.

O fato é que para morar sozinho em uma casa ou um apartamento, o estudante terá à sua frente algumas escolhas a serem feitas. Uma delas é sobre o tipo de imóvel: é possível escolher entre um flat, um loft, uma kitnet, um studio ou mesmo um imóvel tradicional e mais espaçoso.

Nessa opção de moradia individual a privacidade é inteiramente garantida. Semelhante à casa da família, mas, desta vez, quem comanda (e organiza) tudo é você. O cuidado é do próprio estudante, assim como a organização da sua rotina.

Momentos tranquilos para estudar, liberdade de ir e vir, individualidade preservada e independência são algumas das características que mais marcam essa fase.

 

Buscar moradia estudantil: por onde você deve começar?

Antes de começar a procurar moradia estudantil é importante saber que alguns fatores devem ser levados em consideração.

Seja para comprar ou para alugar, a escolha de uma nova casa para receber jovens nessa fase da vida envolve alguns pontos como:

  • Localização próxima da faculdade e de pontos de lazer
  • Fácil acesso à transporte e mobilidade
  • Tamanho do imóvel
  • Imóvel mobiliado, semimobiliado ou sem mobília
  • Segurança à altura de uma pessoa com rotina de muito tempo fora de casa
  • Contratos e procedimentos sem burocracia

 

Moradia estudantil próxima de faculdades em Porto Alegre

 

Onde encontrar moradia estudantil próxima de faculdades em Porto Alegre

Agora, você vai conferir uma lista que preparamos com as principais instituições de ensino superior da capital gaúcha e os bairros ideais para buscar moradia estudantil próxima de faculdades em Porto Alegre.

Ou seja, considerando os fatores que citamos anteriormente, você pode realizar uma procura ainda mais focada pelos bairros certos de acordo com a sua nova faculdade.

 

UFRGS

Campus Centro

Bairros para morar: Cidade Baixa, Centro Histórico e Bom Fim.

 

Campus do Vale

Bairros para morar: aqueles próximos ao Campus, como o bairro Agronomia, o bairro Jardim Carvalho ou a avenida Bento Gonçalves; ou bairros com fácil acesso a meios de transporte que levam até o Campus, como: a avenida Ipiranga e seus entornos, o Centro Histórico, a Cidade Baixa, o Partenon e, também, o Jardim Lindóia.

 

Campus da Saúde

Bairros Cidade Baixa, Santana ou Bom Fim.

 

Campus Olímpico

Bairros Petrópolis ou Jardim Botânico.

 

PUCRS

Bairros Jardim Botânico, Jardim Carvalho, São José, Partenon ou Petrópolis.

 

UFCSPA

Bairros Centro Histórico, Cidade Baixa ou Bom Fim.

 

IPA

Bairros Moinhos de Vento, Mont’Serrat ou Auxiliadora.

 

Moradia estudantil próxima de faculdades em Porto Alegre

 

UniRitter

Campus FAPA

Bairros Jardim Botânico, Alto Petrópolis, Protásio Alves ou Passo das Pedras.

 

Campus Zona Sul

Bairros Teresópolis, Azenha, Menino Deus, Centro Histórico ou Cidade Baixa.

 

Campus Canoas

Em Canoas, o bairro Niterói ou, em Porto Alegre, o Centro Histórico.

 

Unisinos

Campus São Leopoldo

Cidade de São Leopoldo ou, então, no Centro Histórico de Porto Alegre.

 

Campus Porto Alegre

Bairros Boa Vista, Três Figueiras ou Jardim Europa.

 

ESPM

Bairros Partenon, Santo Antônio, Azenha ou Santana.

 

Gostou das dicas? Se você está buscando por uma moradia estudantil em Porto Alegre, conheça as opções para alugar e para comprar da Auxiliadora Predial.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade