Redação

Redação

21/12/2022

Viver em comunidade está no DNA do ser humano e é por isso que falar da boa convivência no condomínio se torna algo fundamental para a tranquilidade de todos.

Primeiramente, você deve imaginar que o jeito de nos relacionarmos com as pessoas no mundo sempre foi – ou, ao menos, deveria ser – baseado no crescimento mútuo e na troca de experiências.

Nesse sentido, dentro dos prédios e casas, essa máxima também se replica. Foi pensando nisso que hoje decidimos abordar um tema essencial no dia a dia: a gentileza. Afinal, ela cabe em qualquer lugar, leva ao ambiente da boa convivência no condomínio e abre inúmeras portas. Vamos conferir as dicas?

 

1) Expresse suas ideias de forma gentil e cordial

Todo mundo gosta de expressar o que pensa. Ser ouvido (a) é essencial dentro de uma comunidade. Afinal, ela se construiu através de inúmeras ideias grupais combinadas e aperfeiçoadas.

Porém, para manter uma boa convivência no condomínio, também é necessário ter cuidado na hora de falar. Uma ideia é muito melhor articulada e recebida se for expressada de forma cordial e gentil

Pense com a gente: quanto melhor for a convivência, maior será o crescimento e os resultados coletivos, certo?

Então, apostar na gentileza faz bem para todo mundo.

 

2) A sua liberdade vai até o espaço do (a) outro (a)

O conceito de liberdade sempre foi muito discutido entre filósofos (as). Nesse sentido, alguns até defendem que ela não existe de verdade, já que nossas ações sempre terão reações que nos prendem ou nos moldam em sociedade.

Porém, partindo do pressuposto de que a liberdade existe, sim, mas que também possui seus limites, para uma boa convivência no condomínio, essa liberdade vai até onde começa o espaço do (a) outro (a).

Isso significa que devemos compreender a vivência em um lugar compartilhado e que todos (as) têm os mesmos direitos de uso às áreas comuns, a mesma atenção do (a) síndico (a), e assim por diante.

Na prática, isso quer dizer que o respeito e a gentileza devem estar sempre acima de tudo. Seria legal morar em um ambiente como esse, você não acha?

 

3) Regras são boas para todos (as)

Assim como falamos de liberdade, também devemos falar sobre o outro lado da moeda: as regras de convivência em condomínio.

Todos (as) nós somos diferentes, por isso, nosso modo de vida muda bastante de uma pessoa a outra. É nesse sentido que as regras são tão valiosas. 

Com princípios que regem o ambiente, é mais fácil controlar as variáveis de diferença entre os (as) condôminos (as). A ideia é encontrar um meio termo razoável para conviver de forma sensata e amena com todos (as). Também parece bem legal, não é?

 

4) A hora do silêncio

Por fim, não poderíamos deixar de citar a Lei do Silêncio para a boa convivência no condomínio. O horário de diminuir o volume existe para preservar um ambiente saudável e respeitoso, entendendo que cada pessoa tem uma rotina que precisa cumprir.

Por isso, antes de desrespeitar o horário do silêncio, se coloque no lugar do (a) próximo (a). Pode ser que você conheça uma nova e transformadora perspectiva. 

 

 

Bônus: dicas para solucionar questões de convivência

Antes de encerrar, vamos aproveitar para trazer aqui algumas dicas práticas, sobretudo aos síndicos, sobre como se prevenir ou, então, solucionar situações cotidianas envolvendo a convivência dos moradores. Confira:

 

Comunicação 

  • Para resolver conflitos com tranquilidade, é importante se comunicar de forma clara e honesta;
  • Estabeleça um canal de contato com os moradores. Com o portal Auxiliadora Digital, por exemplo, você pode divulgar mensagens circulares, realizar assembleias virtualmente, reserva de espaços e muito mais!

O que fazer para ter uma boa convivência no condomínio?
Bom senso e pequenas práticas de gentileza ajudam na construção de um convívio harmonioso no condomínio

 

Áreas comuns do condomínio 

  • Mantenha afixado nestes locais um quadro com as regras de utilização;
  • Caso apareçam reclamações sobre o mau uso dos espaços comuns, faça uma campanha de conscientização.

 

Barulho

  • Realize campanhas para conscientizar os moradores, principalmente em relação ao horário de silêncio (que costuma seguir regras específicas, mas, geralmente, se dá entre 22h e 8h);
  • Os problemas com barulho são frequentes? Faça uma advertência ou aplique uma multa, sempre de acordo com que foi estabelecido no regimento interno ou convenção.

 

Assembleia

  • Siga o que está proposto na pauta e não discuta assuntos fora da mesma.
  • Assim que começar, combine o tempo de fala dos moradores (falas, perguntas e respostas) e por quantos minutos os assuntos serão discutidos.

 

Temos certeza que ao seguir estas dicas vão garantir uma boa convivência no condomínio, de muita gentileza e, além disto, o sentimento de coletividade entre os moradores ficará mais forte!

Precisa de ajuda com os conflitos ou qualquer outra atividade de gestão dentro do condomínio? A Auxiliadora Predial Condomínios resolve tudo pra você. Clique aqui e conheça todos os serviços.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade