Redação

Redação

11/05/2023

Pizza é um dos pratos mais democráticos do mundo: em um encontro com amigos, jantar em família, um programa de casal ou até mesmo para degustar sozinho (a). Não importa a ocasião,  é sempre um boa pedida e se você tem dúvidas sobre onde encontrar pizzarias em Porto Alegre, esse post vai te ajudar.

A partir de agora você vai saber em quais bairros da Capital Gaúcha pode encontrar os cardápios mais variados da “redonda”. Vamos lá?!

 

História da pizza no Brasil e no mundo

Uma criação gastronômica tão importante que tem até a sua própria data comemorativa. Dia 10 de julho é celebrado o Dia da Pizza, marco no calendário criado pelo estado de São Paulo, em 1985, em função de um concurso.

Uma data que é utilizada pelas pizzarias em todo o Brasil para promover ações especiais em comemoração. Então, que tal entrar nesse clima e começar descobrindo um pouco mais sobre a origem histórica da pizza?!

Apesar de toda a sua fama na culinária italiana, as redondas começaram a tomar as primeiras formas no Egito antigo. Por lá, os pães já eram comuns e novos tipos de massas passaram a ser testados, com o uso da fermentação e a fabricação de fornos.

Mais tarde, na Itália, sua região de origem, ela começou a tomar sua real forma, com o molho de tomate. Uma curiosidade é que ela não ganhou a paixão do país como um todo, mas, sim, estritamente da região de Nápoles. O motivo? Era considerado um prato dos mais pobres, da classe operária.

É por isso que antes de se popularizar no território italiano, a pizza fez sucesso de verdade no Brasil. Isso mesmo! Através dos imigrantes, a receita desembarcou na cidade de São Paulo, no início do século 20.

Foi assim que a pizza passou a ser comercializada por ambulantes e nas portas de fábricas logo cedo. Algum tempo depois chegou, enfim, aos restaurantes.

 

Leia também:

Lugares para comprar camisas de futebol em Porto Alegre

Quiz: quais bairros de Porto Alegre têm a sua cara?

Moradia estudantil próxima de faculdades em Porto Alegre

 

Paixão pela pizza

Com uma história gastronômica que se espalhou pelo mundo, a pizza é um prato muito fácil de agradar os diferentes paladares. O disco de massa, o molho de tomate e a cobertura que vai de queijos até as carnes. Toda a combinação é simbólica e plural.

Pode receber diferentes coberturas, da salgada à doce, o que a torna extremamente versátil. A massa, por sua vez, também ganha suas versões. Pode ser fininha e crocante, ou então mais alta e mais fofa.

Além disso, pelo Brasil afora, cada região agrega ainda mais sabor às pizzas, inserindo ingredientes de cobertura que combinam com a tradição culinária local.

E a prova dessa enorme paixão se reflete nos dados do mercado gastronômico. Conforme a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), já são mais de 70 mil pizzarias ativas no Brasil, considerando as empresas com cadastro na Receita Federal até o final de 2022.

Destas, o estado de São Paulo concentra 28% de todas as pizzarias do país, se tornando o local com maior número de estabelecimentos deste tipo. Tudo isso popularizou a cidade de São Paulo como a “capital nacional da pizza”.

Quantas fatias de pizza você costuma comer em um rodízio? Em São Paulo, por exemplo, são vendidas, em média, cerca de 570 mil pizzas por dia.

 

Pizzarias em Porto Alegre: imagem de pessoa fazendo pizza no forno à lenha.

 

Pizzarias em Porto Alegre: onde estão os estabelecimentos?

Seja no Dia da Pizza ou em qualquer época do ano, saborear uma boa redonda é sempre uma ótima programação na agenda.

Para facilitar a sua vida e tornar esse momento ainda mais agradável, vamos listar aqui alguns bairros com pizzarias em Porto Alegre, com diferentes receitas e atrativos.

 

Petrópolis

Em um dos bairros mais famosos da Zona Norte de Porto Alegre ficam também algumas das pizzarias mais conhecidas da cidade, por sua excelência e sabor.

  • Nono Ludovico: Rodízio com diversos sabores, até mesmo doce de chocolate branco com doce de leite. Av. Lavras, 328;
  • Montecchio: Mais de 64 sabores, com destaque para a de camarão com alho-poró. R. Doná Alice, 16;
  • Osteria Trinittà: Um espaço com jeito de casa e a clássica pizza napolitana. R. Prof. Ivo Corseuil, 189.

 

Higienópolis

Também na Zona Norte – ou Zona Moinhos de Vento, como é conhecida -, o bairro Higienópolis é extremamente bem localizado e oferece muita qualidade de vida. Sua diversidade de serviços também se reflete nas pizzarias que abriga:

  • Nella Pietra: Com sabores diversos, a massa é fininha e as bordas crocantes. R. Dom Pedro II, 1563;
  • Bianca: Pizzas tradicionais com massa fina e crocante no forno à lenha. Av. Plínio Brasil Milano, 1817.

 

Bom Fim

Um bairro histórico, cheio de cultura e de vida. Assim é o Bom Fim, tão bem localizado junto à Zona Central da cidade. E suas pizzarias são um encanto à parte:

  • Ciao: Receita tradicional de Nápoles, com ingredientes legitimamente italianos. R. General João Telles, 294;
  • Balcone: Sabores clássicos com a massa macia no forno à lenha. R. Fernandes Vieira, 518.

 

Anchieta

Quase na divisa entre Porto Alegre e Canoas, esse bairro reserva muitos atrativos, entre eles um destaque que chama a atenção quando o assunto é pizzaria temática em Porto Alegre:

  • Pizzaria Porto Cara de Mau: ambiente temático dos “7 mares”. Mistério e magia se misturam na experiência lúdica do lugar, junto ao cardápio bastante autoral nos sabores de pizzas. Av. dos Estados, 111.

 

Gostou de conhecer as pizzarias de Porto Alegre através dos bairros da cidade? Continue acompanhando o Blog da Auxiliadora Predial para mais dicas e conteúdos para curtir a Capital Gaúcha.

Compartilhe

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

Artigos

Relacionados

Receba mais conteúdos como esse!

Assine a nossa newsletter

© Auxiliadora Predial Ltda. Todos direitos reservados. | CRECI RS – J43 | CRECI SP – J21663 | Política de privacidade